Cefalópodes
Os cefalópodes ( do grego cephalos = cabeça + podos = pés ) são moluscos cujo pé rodeia a boca, formando oito ou dez tentáculos providos de ventosas.
Polvo
A cabeça dos cefalópodes é distinta, possuindo dois grandes olhos complexos, muito semelhantes aos dos vertebrados.
Choco
Têm um sistema nervoso desenvolvido, com maior tendência para a cefalização. Os cefalópodes são os invertebrados com maior capacidade de aprendizagem e de memorização.
São carnívoros, captando as presas com os tentáculos e dilacerando-as com duas mandíbulas córneas, em forma de bico de papagaio. Possuem rádula.
Anatomia do choco:
O manto delimita uma cavidade onde se localizam as brânquias. Contrariamente aos demais moluscos, os cefalópodes têm um sistema circulatório fechado, isto é, toda a circulação sanguínea ocorre dentro de vasos sanguíneos.
Muitos, como o polvo, não possuem concha. Outros, como o choco e a lula, têm uma concha rudimentar interna.
O único cefalópode, atualmente conhecido, que possui concha externa é o náutilo, que habita no oceano Pacífico.
Náutilo
Aconcha do náutilo é enrolada em espiral e formada por câmaras contíguas, construindo o animal cada ano um compartimento. O animal fica alojado no último compartimento, que é o maior. Os restantes estão cheios de um gás que permite ao animal flutuar.
← ← Concha do náutilo
As amonites, cefalópodes providos de concha, por vezes de grandes dimensões, constituíram os invertebrados predadores dominantes nos oceanos durante milhões de anos, até que se extinguiram no fim do Cretácico.
← ← Amonite (Fóssil )
Contrariamente aos moluscos das outras classes, os cefalópodes deslocam-se com grande velocidade, por um processo de retropropulsão.
Além da velocidade, os cefalópodes desenvolveram outros dois mecanismos importantes que lhes permitem escapar aos seus predadores. Mudam facilmente de cor, de modo a confundirem-se com o meio, e podem produzir num órgão específico - bolsa do ferrado - um líquido negro, semelhante a tinta preta, que lançam para a água, turvando-a, o que lhes permite escapar enquanto os predadores ficam confusos e desorientados.
A - concha interna do choco, vulgarmente conhecida por "osso";
B - Na lula a concha interna tem a forma de uma plúmula córnea e transparente.
Lula
. REINO Animal - Filo Chord...
. PRÉMIO NOBEL da MEDICINA ...
. Aves de PORTUGAL ( Falcão...
. AVES de PORTUGAL ( Cotovi...
. Aves de Portugal- Chapim-...
. AVES de PORTUGAL - Gaio a...